Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Entenda sua ave / Atitudes comportamentais

 

Passar o bico por entre as penas do corpo todo

Muitas pessoas confundem este comportamento com a presença de piolhos ou algo que esteja incomodando a ave.  Mas isso é um ato de limpeza.  Comportamento normal.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jeito curioso de ser

Naturalmente curioso, é um pássaro muito observador.

 

 

 

Ficar empoleirada somente com uma perna

Esse é um bom sinal, indica que sua ave está relaxada, em descanso. Apenas aves sadias ficam nessa posição. Geralmente nessa ocasião as aves aproveitam para tirar uma soneca. 



Abaixa a cabeça para você

É um comportamento que representa confiança que ela deposita em você, para receber seu carinho. Faça movimentos delicados em sua ave, na cabeça, na região da bochecha, dos ouvidos. 
 
 
 

Posição do topete

Pode dizer nos dizer muitas coisas!!  Quando a crista está em posição normal, significa que sua calopsita está relaxada e calma.  Crista muito ereta, significa atenção;  ao contrário, se o penacho estiver abaixado, significa que a ave está concentrada, interessada ao que está em seu redor.



 

 

Rangendo o bico

O ranger de bico característico das calopsitas (roçar a parte de cima com a parte de baixo do bico) é de fato uma sensação reconfortante.  Tanto o bico como a língua da calopsita possuem terminações nervosas encapsuladas nesses órgãos denominadas corpúsculos de Herbst´s, que os tornam muito sensíveis.  Ranger as mandíbulas inferiores e superiores provocam uma sensação de tranquilidade que liberam endorfinas.  Essas endorfinas provocam bem estar e frequentemente funcionam como um entorpecente para minimizar ansiedade e precipitar o sono.  Uma calopsita feliz e relaxada estufará as penas ao redor do seu bico, cobrindo levemente a mandíbula inferior e as penas de sua crista ficarão levemente levantadas.

 

 


 

Gritando com frequência

A calopsita se comunica através da expressão corporal, seja através de trejeitos, como pela sua vocalização (gritos, assobios, etc.), conforme vimos acima.  Cabe ao seu dono tentar identificar o que a ave está querendo quando ela começa a gritar freneticamente, pode ser por estar se sentindo sozinha, quer sair da gaiola, medo, fome, estresse, etc.

 

 

Bocejando

A calopsita abre o bico, muitas vezes de forma seguida, isso ocorre geralmente quando está relaxada, ou próxima ao horário de dormir

 
 
 

Abrindo o bico e girando o pescoço

Significa descontração. Veja este filme : 

 http://video.google.com/videoplay?docid=-1302850897827550319



 

Espreguiçando-se

Descontraindo-se, dando boas vindas.




 

Asas abertas com corpo para baixo

Alegria, batendo asas para voar.



 

 

Fazer carinho em outras calopsitas

A calopsita gosta de dar e receber carinho, não somente com calopsitas do sexo oposto.  É normal ocorrer isso entre pássaros do mesmo sexo, entre pais e filhos, entre jovens ou adultos, portanto, não estranhe!
 

 
 

Atitude de ataque, irritação

Procure relacionar-se com sua ave de forma tranquila, sem movimentos bruscos, procurando evitar de tocá-la em partes do corpo que ela não goste.  

Não é a todo instante que sua calopsita está animada para uma brincadeira, um carinho, e isso precisa ser respeitado, inclusive as horas de sono que são preciosas (ao cair da tarde até a manhã seguinte).

Seguindo esses cuidados você estará evitando que sua ave sinta-se estressada, o que pode propiciar irritabilidade e o desencadeamento de doenças.


 
 
 
 

Bico com bico

Mesmo entre casais, as calopsitas podem ter um desentendimento momentâneo, o que não significa que não possam ficar juntas.  Comportamento normal, algumas vezes pode ser ciúmes, disputa por poleiro, ou por alguma coisa.
 



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 1 usuário online.