Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Campeonatos


 

 

 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE ORNITOLOGIA

 

Os campeonatos são realizados anualmente pela Federação Ornitológica do Brasil, na cidade de Itatiba/SP .  São 2 campeonatos brasileiros por ano, que são denominados de primeira e segunda etapa.

Na primeira etapa, se apresentam as aves criadas em cativeiro no período do final do verão até o fim do inverno, como por exemplo, os periquitos, os agapornis, os pássaros exóticos estrangeiros, as calopsitas, e também psitacídeos de origem estrangeira - Forpus, Catarinas, Ring Necks, Rosellas, etc.

Na segunda etapa, são as aves criadas do final do inverno ao início do verão, incluindo toda a primavera, que são os canários.

São abertos ao público, mas somente após as aves terem sido julgadas.  Somente os criadores proprietários das aves em julgamento é que podem acompanhar a avaliação dos juízes. 

Para participar de um campeonato oficial existe a necessidade do cumprimento de algumas exigências : 

1) É necessário que o criador seja associado a um clube (regional) filiado à FOB. Através dessa instituição obtem-se as anilhas que serão colocadas nos filhotes ainda pequenos, sem as quais as aves não podem concorrer.  A anilha possui a bitola correspondente à cada espécie, no caso da calopsita é de 5,5mm.  Nela constam informações quanto à sigla do clube do qual o criador faz parte, sua numeração junto à FOB, número e ano de nascimento da ave. 

2) A ave deve ter idade compatível com a estipulada para sua espécie.

3) As aves que irão competir precisam ser preparadas, pois do contrário não terão as mínimas chances de classificação.  Esse preparo consiste em mantê-las por cerca de três meses que antecedem a competição,  já instaladas individualmente em gaiolas, providenciar banho, limpeza das penas, dieta alimentar, etc. 
 


Normalmente os clubes regionais realizam um campeonato em data próxima que antecede o campeonato brasileiro, que visa inclusive a validar as aves que poderão participar do brasileiro.  Porém se o criador desejar, poderá levar suas aves diretamente ao campeonato (a diferença está nas taxas que são cobradas do participante, por ave).
 

As aves são recebidas por uma comissão, no primeiro dia do campeonato, e separadas em grupos de acordo com sua coloração. O juizes passam a avaliar as aves em disputa, sendo classificadas as 5 melhores aves de cada grupo.  Serão premiadas aquelas que apresentarem o melhor conjunto, isto é,  porte (tamanho), beleza,  tamanho da crista (cheia, retilínea, cor uniforme, etc), corpo retilíneo, asas (não devem cruzar atrás nas costas), rabo coeso sem penas quebradas, desenho, tonalidade e simetria de cores.  As cores e formatos das patas também são avaliados.

   fotos de Antônio Carlos Lemo (publicada com autorização)




 

Cara Branca Fulvo - 1º lugar - FOB 2007
  proprietário : Marcos Bazelotto

 

ALTERAÇÃO NO JULGAMENTO

A novidade para 2008 no Brasileiro é que as calopsitas poderão participar das competições tendo nascidas nos dois anos imediamente anteriores ao do campeonato, e não mais um ano.

Essa conquista vai propiciar que as calopsitas possam estar participando numa idade em que ainda estão em mudança no seu aspecto exterior (coloração de penas, porte, etc.)

 


ENTREVISTA CONCEDIDA PELA FOB SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CAMPEONATO BRASILEIRO

 



COMO ACONTECEM OS CAMPEONATOS NOS ESTADOS UNIDOS


Uma pequena amostra de como ocorre os campeonatos nos Estados Unidos:





THE NATIONAL COCKATIEL SOCIETY
Critérios para pontuações

   

Serve como parâmetro para auxiliar tanto os juízes quanto os expositores, durante o campeonato os pássaros são julgados pela metodologia de comparação, usando o quadro de pontuação abaixo como referência.

The National Cockatiel Society surgiu em 1983 com o objetivo de orientar a seus membros sobre os cuidados quanto ao tratamento, manutenção e reprodução das calopsitas, incentivar a criação e desenvolvimento de mutações através do estudo da genética; anilhamento e manutenção de registos; padrão uniforme de julgamento; incentivo à etica e bom relacionamento entre seus membros.


 

 

Além da classificação por classe, há ainda a premiação entre as melhores calopsitas de todas as classes participantes e um prêmio para o criador que apresentar um determinado número de aves classificadas no campeonato.

 

 



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 5 usuários online.