Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Informe-se / Artigos publicados / Produzidos pelo Portal das Calopsitas / Venda de aves domésticas (Revista Negócios Pet ed. 102)

 

 

 

A matéria "Venda de pássaros domésticos" escrita por Flávia Santos foi publicada no caderno Especial Aves da revista NEGÓCIOS PET/PET CENTER CLÍNICAS (publicação mensal da Top.Co.) Ed. 102 - 2008, que é distribuída para lojistas de pet shops do Brasil inteiro.

Vejam na íntegra a matéria a seguir:

 

A procura por pássaros domesticados tem se tornado bem expressiva a cada ano por um público que busca neles uma companhia de estimação.

 

É certo que as aparições de pássaros no meio de comunicação, como televisão e revistas,  acompanhados muitas vezes de personalidades conhecidas da mídia, desperta cada vez mais o interesse e a curiosidade das pessoas pela docilidade e inteligência dos mesmos.

 

E com o objetivo de atender a esse público alvo, cada vez mais lojas ___ desde as pequenas agropecuárias até os grandes pet shop ___ vêm se dedicando a oferecer pássaros mansos e produtos a eles relacionados (alimentos específicos, brinquedos, etc.)

 

Entretanto, alguns aspectos relacionados desde à aquisição de exemplares até a venda final precisariam ser considerados no contexto geral.

 

Adquirir aves de fonte confiável, preferencialmente direto do criador,  é o primeiro e grande passo para o sucesso nessa empreitada, para minimizar os riscos com doenças que possam inclusive vir a ser transmitidas às demais aves da loja, e custos no seu tratamento, e isso exige conhecer suas instalações, a forma de manejo do criador com suas aves, etc.  O ideal é que esses pássaros estejam anilhados, mesmo as espécies que não tenham o controle do Ibama.

 

Não aconselhamos adquirir e muito menos revender aves na fase de alimentação no bico, mesmo que isso represente preços mais atraentes e vendas garantidas, pois as chances de os filhotes virem a morrer são grandes, quer seja pela falta de conhecimento nos detalhes quanto a alimentação, quer seja pelo estresse causado à ave na mudança de ambiente e da forma de manejo.    Por essa razão, oriente os seus clientes quanto a esses riscos, que com certeza eles irão compartilhar da mesma opinião.

 

Um ponto muito importante que deve ser considerado é a disposição dessas aves na loja, com o objetivo de minimizar o estresse durante o período que permanecerem na mesma, isso significa proporcionar temperatura e iluminação adequadas ao ambiente, dificultar o contato constante das aves pelos clientes, etc.  

 

Ter na equipe de sua loja funcionários capacitados para cuidar dos pássaros de forma apropriada, com a supervisão periódica de veterinário.

 

Por fim, o lojista deve estar também preparado para orientar e responder as indagações de seus clientes tais como os cuidados desde a saída do pássaro da loja até a chegada em casa, inclusive sobre a importância da fase de ambientação ao novo lar, a alimentação e gaiola adequada para cada espécie, etc. 

 

Aconselhar seus clientes a procurarem de imediato um Veterinário (especializado em aves) em qualquer circunstância quando a ave não estiver bem, pois o uso indiscriminado de medicamentos, principalmente de antibióticos, podem agravar o quadro clínico de uma ave.

 

Autora : Flávia Catarina Lira Braga Santos

(matéria publicada na revista NEGÓCIOS PET/PET CENTER CLÍNICAS (publicação mensal da Top.Co.) Ed. 102 - 2008)

 



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 2 usuários online.