Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Cuidados Básicos / Saúde / Doenças e sintomas / Olhos / Inflamações nos olhos

 


 

INFLAMAÇÕES NOS OLHOS

  

As calopsitas podem ser acometidas por inflamações nos olhos de causas diversas, desde aquelas causadas por lesões (machucados) ou por bactérias quando a ave levar a patinha à região ocular.  Podem também ser decorrentes de inflamações das vias respiratórias, e por doenças como a clamidiose.  

Na fase inicial da inflamação, a região pode ser limpa com soro fisiológico por 2, 3 dias.  Caso persista a inflamação, pode ser necessário aplicação de colírio adequado ao tratamento, ou outro tratamento dependendo do diagnóstico. 

O uso indiscriminado de colírios e pomadas oculares podem causar lesões irreversíveis.  Somente o veterinário pode orientar a respeito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




  

 

 

imagens cedidas por Tatiana Querido

 

 imagens cedidas por Alessandra Shimofusa

 

 

 

 
  imagens cedidas por Laís Porto 


 

 

Conjuntivites (inflamação da conjuntiva) se não forem tratadas, ou tratadas de forma incorreta, podem levar à cegueira.

  

 

 

 

 

 

 

 

imagens cedidas por Viviane Guedes

  

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROLAPSO DA GLÂNDULA LACRIMAL

 

 

 

CATARATA

 

 

calopsita de 18 anos de vida, supostamente com catarata

 

Nas aves,  a catarata ocorre por diversas causas: traumas constantes, traumas de cabeça, glaucoma, dieta hipercalórica, alterações hepáticas, clamidiose, ou devido a idade avançada 

O que fazer?  Primeiramente leve a um veterinário para a ave ser avaliada.  Se for pela idade,  provavelmente ocorrerá de forma bilateral e gradativa.
 
Como a ave vai sobreviver se ficar cega ou enxergando pouco? A maioria das aves se adapta a essa situação, devemos manter uma rotina deixando a gaiola com os poleiros, comedouros e bebedouros mantidos na mesma posição e local.

Fique atento, pois nessa fase de vida podem surgir complicações como glaucoma, aderência da íris, uveíte etc., por isso é adequado ter um acompanhamento de um veterinário para que não ocorram. 

 



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 3 usuários online.