Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Cuidados Básicos / Adquirindo sua calopsita / Mansa mesmo?

 MANSA MESMO?

 

 

Pode ocorrer frustação ou dúvida por parte principalmente de quem está adquirindo sua primeira calopsita, se o pássaro é realmente manso ou não.

 

Aqui vão algumas dicas para ajudar a você nessa fase :

 
1) Procure ter prévio contato com o pássaro (evite adquirir exemplar entregue em domicilio sem possibilidade de contato), para saber se é a que realmente está procurando quanto a cor, ao tamanho, beleza da plumagem, se realmente ela permite um contato com você, além é claro de todos os cuidados já relatados sobre a observação da saúde da mesma.

 Pode ser que a calopsita fique um pouco assustada de início,  mas no geral pássaro manso deve permitir uma proximidade com você mesmo que não seja nos primeiros dias, e não bicar forte a ponto de machucar. Muitas calopsitas mansas não toleram ser tocadas pelas costas ou não se sentem à vontade com carinho em seu penacho.  Enfim, cada ave tem seu temperamento e seu jeito de ser, mesmo domesticadas.

A tendência é a de que quanto mais novo o filhote passa a ser alimentado no bico para ser domesticado, mais manso torna-se.  Exemplares que foram retirados tardiamente do ninho, ou que foram alimentados pelos pais, maior probabilidade de nao se tornarem tão mansos.
 
 
 
2) Não tenha pressa em adquirir sua calopsita : procure com calma, de criador confiável e recomendado, e desconfie sempre de preços baixos.  Melhor dessa forma, porque aí você terá a certeza de que é a calopsita que quer e não ficará frustado.



RELATO DE UM CRIADOR

 
" A expectativa ao comprarmos uma calopsita mansa filhote é de que ela seja que nem um filhote de cachorro, que normalmente, ao nos vermos, balança o rabo e nos venera como se fôssemos os pais dele, mas na verdade esta característica é quase que exclusiva dos cães, a maioria dos demais animais não é assim. 

Aves, gatos, cavalos, cabritos e outros animais podem ser grandes companheiros, dóceis e “chegados”, mas normalmente é uma conquista que vamos ganhando a cada dia. Claro que pra tudo há exceção, ou seja, veremos animais se comportam semelhantes ao um cachorro, e à primeira vista se apaixonam, confiam em nós e se entregam. 

Então, existem vários casos onde filhotes de calopsitas chegam no novo lar tão “ambientados”, que parecem que nasceram ali. Mas na maioria dos casos estas aves estranham o novo lar, desconhecem o novo ambiente, a nova gaiola e os novos donos, e por isso muitas vezes parecem “arredios”, mas percebemos que no decorrer dos próximos dias a ave vai se adaptando e seu comportamento vai ”melhorando” ... isso é super normal. 

Costumo perceber que calopsitas podem levar de zero dias até 3 semanas para se sentirem em casa no “novo lar”, vai depender muito de cada caso. É preciso paciência e amor para conquistarmos essa linda ave!"

Ramakrishna Rezende (Criadouro Recanto das Calopsitas)

 

 



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 4 usuários online.