Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Cuidados Básicos / Manter a ave ocupada

 

 

  

 CORDÃO





















contribuição :Camila Guarnieri

 

 

















Pássaro mantido em cativeiro necessita passar o tempo com algum entretenimento.

Para atender à essa necessidade no mercado de pet shops, empresas passaram a fabricar brinquedos voltados às aves.

São diversos modelos e tamanhos adequados a cada tipo e tamanho de pássaro, cujo material básico é geralmente madeira (alguns coloridos pintados com tinta atóxica), cordões, guizos, etc. 

As aves que possuem bicos tortos, como calopsitas, papagaios, araras, etc, precisam gastar seus bicos, e encontram nos brinquedos feitos com madeira um instrumento para tal.

  

Procure ter sempre diferentes brinquedos disponíveis e faça um rodízio entre eles para mantê-los interessantes ao seu pássaro.  Lave os brinquedos habitualmente, e quando notar excessivo desgaste dos mesmos, descarte-os.  A sua calopsita pode levar alguns dias para se acostumar ao brinquedo. É um comportamento normal.  
 

 
PLAYGROUND

Vejam abaixo lindo playground para sua ave se distrair!  Vale a pena ressaltar que os plays podem ser uma boa opção quando a ave é nova, mas à medida que ficam adultas, os brinquedos de uma forma geral, inclusive plays, acabam perdendo o interesse.

 

 

COMO FAZER UM PARQUINHO

  

 

Brinquedos de um modo geral são divertimento certo para aves de bico torto, que devido ao formato do bico, gostam e precisam roê-lo para manter o seu tamanho.

No caso de playgrounds como este que vamos falar, são mais apreciados por aves mansas e enquanto filhotes.  No início, podem estranhar ou mesmo não haver a adaptação, de qualquer forma, fica aqui a idéia de como se constrói um de modelo simples :

 

 

MATERIAL:

A - um pedaço de MDF de 40x30cm – espessura 1cm (encontra-se em madeireiras)   

B - 5 pedaços de madeira (MDF ou outra) de 20x2cm – espessura 1cm                        

C - 2 pedaços de MDF de 31x2cm – espessura 1cm – as pontas devem ser cortadas na diagonal                                        

- poleiros de 1,5cm de diâmetro: 

D - 1 pedaço de 40cm                              

E - 1 pedaço de 30cm

F - 1 pedaço de 20cm

G - 2 pedaços de 10cm

H – 4 pedaços de 7cm

I – 1 pedaço de 5cm

J – 1 pedaço de 3cm

- poleiros de 1cm de diâmetro (encontramos poleiros de 1m em pet shops ou agropecuárias):   

K – 12 pedaços de 7cm          

L – 6 ganchinhos abertos com rosca (encontra-se em ferragens)

- pregos e parafusos

- corante alimentício líquido nas cores que preferir (encontramos no mercado)

- barbantes coloridos, argolas de madeira, miçangas, argolas de acrílico, contas de madeira, correntinhas, argolas de metal (pode ser de um chaveiro velho) – encontramos em armarinhos ou casas que vendem acessórios para bijuterias

- serra para cortar a madeira, lixa, furadeira, chave de fenda, martelo, alicate, pincel.

Todo material pode ser modificado, a espessura, ou a madeira, etc. Só é preciso refazer os cálculos. Use o que você tem em casa!

 

MODO DE FAZER:

- Corte todas as madeiras e poleiros nos tamanhos indicados e lixe bem.

- Pinte os poleiros em cores alternadas com o corante alimentício. Para pintar, coloque algumas gotas de corante em um recipiente de vidro (copinho, por ex.) e pingue uma ou duas gotinhas de álcool junto. Use o pincel para pintar. Espere secar.

- Inicie a montagem do playground pregando ou parafusando as madeiras “B” no MDF “A”, de acordo com as fotos, exceto a “B*” (foto 2), que deve ser pregada apenas depois de colocados os degraus (“K”) da escadinha. Pregue ou parafuse então os poleiros “D”, “E” e “F”. (Perceba que “B**” deve ser pregada exatamente na metade do MDF.)

- Comece a pregar os degraus (“K”) da escadinha (externa), e então pregue ou parafuse o “B*”.

- Pregue ou parafuse um dos “C”, bem no canto, conforme a foto, pregue os degraus e pregue o outro “C”. Se preferir, monte essa escadinha interna fora do playground e parafuse depois. Cuide para que os degraus fiquem todos com a mesma distância (aproximadamente 3,8cm). Faça o cálculo da distância depois de cortadas as madeiras, pois alguns milímetros podem fazer a diferença.

- Pregue então as madeiras “G” (uma delas), “H”, “I” e “J”, conforme a foto.

- Parafuse os ganchinhos, conforme a foto.

- Com 2 argolas de metal, correntinhas, arame e a outra madeira “G”, faça um balancinho.

- Com as argolas de madeira, barbantes, miçancas, etc, faça brinquedinhos e pendure nos ganchinhos. Use a criatividade! Espero que gostem! ;)

contribuição :Sindhy Mara Longo (Chapecó/SC) 




Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 6 usuários online.