Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Informações Gerais / Padrões de Cores / Mutações - quais são as existentes

 

Mutações significam alterações na cor das aves em relação à cor original, neste caso das calopsitas a cor original é a cinza silvestre, aquela encontrada na natureza.  

Mutações básicas (primárias) 

Arlequim
Lutino
Canela
Pérola
Cara Branca
Prata
 

Mutações combinadas (cruzadas) : 

Pérola-Arlequim
Canela-Arlequim
Canela-Pérola-Arlequim
Lutino-Canela
Lutino-Pérola
Lutino-Pérola Arlequim
Cara Branca-Lutino (albino)
Cara Branca-Arlequim
Cara Branca-Pérola
Cara Branca-Pérola-Arlequim
Cara Branca-Canela
Cara Branca-Canela-Arlequim
Cara Branca-Canela-Pérola-Arlequim 

Além dessas mutações, existem outras mais raras, muitas ainda não existentes no Brasil, que falaremos a seguir.
 

As mutações da calopsita são classificadas da seguinte forma : 

  • 1) Sexo-ligado : Lutino, Canela, Pérola, Bochecha Amarela
  • 2) Recessivo : Arlequim, Cara Branca, Fulvo, Pastel, Esmeralda, Prata Recessivo
  • 3 )Dominante : Cinza Silvestre, Prata Dominante, Bochecha Amarela Dominante
     

1) Sexo Ligado :  São mutações que não precisam necessariamente ocorrer nos dois alelos para que manifestem na plumagem da ave.  Nos machos, por serem XX teria que ocorrer nos dois alelos e na fêmea, por ser XY, poderia ser herdada apenas do pai.
Em resumo, Sexo Ligado são as mutações que a fêmea somente precisa apenas herdar de um dos pais, pois fêmea é XY, enquanto que macho precisa herdar tanto do pai quanto da mãe pois são XX. 
A fêmea sendo XY, não vai conseguir PORTAR a mutação ligada ao sexo, pois elas apenas tem um cromossomo X, mas basta que ela apenas receba a mutação de um dos pais para que a mesma se manifeste na cor da plumagem.


Lutino  
 

Ave branca apresenta ausência de melanina, por essa razão o bico e pés são rosados e olhos avermelhados. A sua coloração vai desde uma coloração no corpo quase branca até um amarelo forte.  Existe ainda a combinação do lutino com outras mutações, surgindo então Lutino-Pérola, Lutino-Arlequim, Lutino-Canela, etc. Algumas ave lutinas e albinas apresentam uma falha de penas logo abaixo do topete, que é uma herança de falha genética.                



 

  Lutino Arlequim

 

                 Lutino Arlequim

  


                     Lutino Pérola

 

 
                     Lutino Canela

 

Geralmente os exemplares de lutinos apresentam uma ausência de penas embaixo do topete, que é caracterizado por falha genética.  De uns anos para cá, criadores têm conseguido obter lutinos sem essa falha.  Indicamos evitar cruzamento com aves que tenham a falha, na medida do possível, para que os filhotes não a herdem.


falta de penas abaixo do topete

 

Canela

Ave com as penas do corpo no tom canela, amarronzado (podendo ser claro ou mais escuro) e bico e patas  ligeiramente mais claros do que o cinza padrão silvestre.

 



do canela mais claro....




....ao canela mais escuro



 

Pérola      

O perolado são "pintas" de cor amarela ou branca marcadas no corpo da Calopsita.  A coloração difere bastante, devido a  variação  da quantidade e intensidade do perolado.  A mutação Pérola pode combinar-se com outras mutações, conforme os exemplos a seguir:

 

                                   Pérola 

 

                               Pérola Canela

 

                            Pérola Cara Branca

 

Nos machos, à medida que torna-se adulto, após ter passado pelas mudas de penas, o perolado vai desaparecendo, ficando totalmente sem o perolado aos 12 meses aproximadamente, enquanto que na fêmea se mantém, veja o processo: 

      

 

 
       
 
                 
 




 
 


com aproximadamente 5 meses de vida




com aproximadamente 10 meses de vida




já adulto, com 15 meses de vida
 


o rajado na parte interna do rabo também vai saindo,
ficando totalmente cinza na fase adulta   
 

 
 Atenção :

Observamos que a perda do perolado nos machos que possuem a combinação ARLEQUIM-PÉROLA é mais lenta, podendo o macho permanecer com o perolado, mas não na mesma intensidade como antes das mudas.

A seguir, macho ARLEQUIM-PÉROLA, com 4 anos de vida, que ainda mantém resquícios do perolado, nas asas e no dorso. 

  


 


 


 


 

 

 ainda filhote
   
  


adulto
 

 

Bochecha Amarela  


É uma das mas recentes mutações e a única que há Sexo-Ligado e Dominante.  A característica principal é a bochecha na cor amarela, ao contrário da cor laranja tradicional.  No cruzamento, é importante não fazê-lo entre uma ave Sexo-Ligado e outra Dominante, e também não é recomendado cruzar Bochacha amarela com Cara Branca.




 


   

2) Recessivo : uma mutação é recessiva quando é necessário que ambos os progenitores sejam ou portem mutação recessiva, para que possam obter filhote da mesma mutação. Isso acontece porque a cor selvagem é sempre dominante em relação à mutação recessiva.

 
Cara Branca  
 

Ausência de pigmentação amarela e a bochecha laranja no corpo.  Compare essa foto com a do casal Cinza Silvestre e perceba que a diferença somente existe na ausência do amarelo e laranja. 

Nos Caras Brancas existem combinações muito lindas como Cara branca Pérola, Cara Branca Pérola Canela, Cara Branca Arlequim, etc.  

 
 


 
 
  
  
Cara Branca Lutino (Albino)

 

 
 
 
 
A mutação Cara Branca Lutino, conhecida também como Albino (indevidamente), é uma combinação das mutações Cara Branca e Lutino.  Desse cruzamento surge uma ave branca com olhos vermelhos e pés e bicos rosados decorrente da ausência de melanina e lipocromo.
 
Para obter filhotes Cara Branca Lutino, veja as combinações possíveis:

Pai CB Lutino x Mãe CB Lutino
filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)
 
Pai CB Lutino x Mãe CB
filhotes CB Lutinos (fêmeas)

Pai CB e portador de CB Lutino x Mãe CB Lutino
filhotes CB Lutinos (machos e fêmeas)


Para que uma calopsita Lutino (tanto M quanto F) possa gerar filhotes CB Lutino, deverá portar a mutação Cara Branca

Pai CB x Mãe CB Lutino
não nascem filhotes CB Lutino
 
 
Algumas calopsitas CB Lutino apresentam uma coloração canela suave, nas costas e asas, que surgem à medida que vai ocorrendo a muda de penas:


 :

 
Trata-se de herança genética trazida pelas Lutinas-Canelas.


Ao criar CB Lutino, seja cuidadoso na escolha de aves Lutinas que tenham esse tom acanelado nas penas, e que nao tenham ausência de penas atrás do topete (decorrente de falha genética), para não transferirem essa herança aos seus filhotes.

 

 

 Arlequim   


A ave possui um mesclado, como se fossem manchas, de cinza com amarelo ou cinza e branco (nos caras brancas) ao longo do corpo.
 
Arlequins fundo branco (Cara Branca) com intensidade variável de cinza    

                                             

      

 

 

 

 

Arlequins fundo amarelo com intensidade variável nas manchas                  

 

 

 

 

 

                                   

 Fulvo

  

Uma coloração que lembra o Canela mas com uma diluição de amarelo.  A ave tem olhos vermelhos escuros devido a pouca melanina, bicos e pés rosados.  Existem combinações de padrões como Fulvo-Arlequim, etc.


fulvo 


fulvo cara branca

    

 Os fulvos nascem com o olho vermelho-cereja.                  

 

 

 

Pastel   (pastelface)

 
A ave possui a coloração das bochechas no tom pastel.

 

 

 

 

Esmeralda 

 

A combinação de amarelo e cinza ao longo do corpo faz com que se pareça visualmente verde, daí o nome, também conhecida a mutação como Oliva.

 

 

 

 

 

 

 3) Dominante -São aquelas mutações que se sobrepõem as demais, significa que requer apenas que um dos pais tenha mutação dominante, para poder passá-la para suas crias. Uma calopsita nunca será portadora de uma mutação dominante, isto é, sua mutação é visível ou não. 
 

Cinza Silvestre      

É a cor existente na natureza, por isso chamamos de "silvestre".  Quando filhotes, a calopsita é inteiramente cinza e com as bochechas laranjas, mas ao longo das mudas de penas, a partir de aproximadamente os 5 meses de vida, os machos vão adquirindo a coloração amarela, na cabeça e topetepartir desta cor, enquanto que a fêmea permanece com a sua coloração ao longo de sua existência.

 

(processo de mudança da coloração da cabeça, nos machos silvestres)

 

  


Prata


Mutação rara, Prata é uma coloração cinza, que vai de intensidade clara até mais acentuada.

a) Prata dominante

A calopsita possui tom de cinza mais claro, e olhos pretos.
 

prata dominante portador de pérola e arlequim


No prata recessivo a calopsita possui olhos vermelhos, e  bico e pés rosados.

 

 

 Quando a ave carrega o gene dominante em apenas 1 dos cromossomos, é chamado fator simples, a cor "prata" se torna mais clara, enquanto que se o gene se encontra em ambos os cromossomos, chamado de duplo fator, a cor "prata" é mais escura. 

  

Bochecha Amarela Dominante

 

É muito similar ao Bochecha Amarela Sexo Ligado, com diferenças sutis quanto à intensidade na coloração da cor amarela e laranja.

  

Portadores

 

Portar uma mutação significa que, embora o pássaro não apresente visualmente (em seu fenótipo) determinada coloração, geneticamente a possui, portanto, sendo possível transmití-la aos filhos.  Significa também que essa ave herdou apenas metade do que seria necessário para que a mutação pudesse ser apresentada visualmente.

 


Calopsitas que portam a mutação Arlequim geralmente apresentam pequenas marcas/manchas na parte detrás da cabeça, na nuca, ou em algumas partes do corpo e isso facilita a identificação (em alguns casos pode ser não visível).   Essas manchas são geralmente amarelas em calopsitas de fundo amarelo, ou branco em calopsitas de fundo branco (caras brancas), veja:

 


 

  

 
 
CURIOSIDADE






Algumas calopsitas, tanto macho quanto fêmeas, podem apresentar algumas manchas em determinados locais do rosto e da cabeça, em volta dos olhos, face, testa, atrás da nuca, principalmente na época de reprodução, e depois de um tempo acabam por sumir.  Essas manchas são visíveis em calopsitas de fundo amarelo (cinza silvestre, Lutino, etc.) 





No livro da Birdkeeper, publicação australiana, diz que existem colorações que não são geneticamente controladas e que podem aparecer após o nascimento, ou até mesmo bem mais tarde.  Essas alterações de cores podem surgir e desaparecer em alguns momentos ao longo da vida do pássaro como ser uma mudança permanente.

E uma dessas alterações é essa pigmentação laranja  a causa exata ainda não foi cientificamente comprovada, mas o que se observa é que aparece mais comumente em aves reprodutoras, na região da face, que a causa pode ser hormonal ou decorrente do estresse causado na fase de reprodução (cansaço gerado nos cuidados com os filhotes).                                  

 



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 1 usuário online.