Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Cuidados Básicos / Reprodução / Ninhos

 

 

 

 

 

 

 

 

   

Procure adquirir ninho feito com boa madeira, geralmente custam mais caros mas sua durabilidade é muito maior.  As medidas aproximadas do ninho é  : 35cm - comprimento; 20cm - altura; 20cm - largura.  Não adquira se for menor que esse tamanho.  O adequado mesmo é 40m - comprimento; 21cm - altura; 21cm - largura, mas deste tamanho não se encontra à venda.

O ninho possui uma divisão interna, que separa a sala (local onde ficam os ovos e filhotes), com o centro do fundo côncavo, para evitar a dispersão de ovos e filhotes, e a ante-sala, já de menor dimensão, onde ficarão os filhotes crescidos, quase prontos para deixar o ninho.   

A separação entre sala e ante-sala é importante para não haver problema dos ovos e filhotes com poucos dias de vida passarem de um local para outro, acarretando a perda dos mesmos por falta de aquecimento.

Em alguns países e até em algumas regiões do sul do Brasil usa-se o ninho Vertical :






Coloque dentro do ninho uma quantidade parecida a uma mão cheia, de maravalha (serragem), que são lascas finas de madeira, que ajudará a manter os ovos seguros, dar conforto aos filhotes principalmente se o chão do ninho for liso, absorver a umidade proveniente das fezes e urina (evitando a proliferação de fungos), e facilitando a limpeza do ninho após o nascimento dos filhotes, bem como favorecer o equilíbrio térmico da ave.  A maravalha é comercializada em pet shops, procure adquirir a de cor bege clara e de toque macio, pois existem algumas à venda que são lascas grosseiras e outras com cheiro (pois atendem também a quem cria hamster).







Dependendo da quantidade de filhotes e o tamanho do ninho,  e havendo umidade constante decorrente das fezes, o melhor é trocar a maravalha semanalmente, raspando primeirante o fundo do ninho (sem lavá-lo) para retirar a sujeira.
 

Observação : O ninho deve ser somente colocado após o período de adaptação do casal ao novo ambiente, caso sejam aves recém-adquiridas, e de certificar-se de que as aves estão sadias, e sexualmente maduras a partir de 12 meses de vida.

Muito cuidado!  não use jornal, papel toalha, sisal, e outros materiais, que são perigosos aos filhotes, e podem lhe custar a vida.

Vejam aqui um filhote que teve sua perna amputada cirurgicamente em virtude do estrangulamento ocorrido com uma linha de sisal. 

 

 

Passo a passo para produzir um ninho (material associado Sérgio Jordão)



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 2 usuários online.