Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Cuidados Básicos / Alimentação / O que são Probiótico e Prebiótico

 

O QUE SÃO PROBIÓTICO E PREBIÓTICO?


 

No trato intestinal vivem uma quantidade significativa de bactérias que auxiliam o processo digestivo. Entre elas existem as "boas" conhecidas como benéficas e as "más" conhecidas como patogênicas, que vivem em equilíbrio num organismo saudável, e que compõem a flora bacteriana.

Em um intestino saudável, os nutrientes são bem absorvidos,  o organismo das aves utiliza eficazmente a energia e a proteína da dieta, resiste à invasão das bactérias e mantém o sistema imune saudável. Por isso é importantíssimo monitorar e controlar as enfermidades entéricas, através de tratamento e alimentação adequada.

Vários fatores como uso de medicamentos (antibióticos, sulfas, etc.), dietas inadequadas, estresse (muda de penas, transporte, mudança de ambiente),  período pós reprodutivo, etc. podem alterar a composição desta flora intestinal, prejudicando a digestão e absorção dos nutrientes e, conseqüentemente, o estado geral de saúde da ave.

A partir do momento que verificou-se a importância em estimular a produção das bactérias benéficas e inibir o crescimento das patogênicas, considerando que vários fatores agem sobre os animais afetando este equilíbrio, pesquisas foram realizadas com o objetivo de encontrar produtos que tivessem estas propriedades e, assim, chegaram aos chamados probióticos e prebióticos.

Os probióticos são suplementos alimentares constituídos por microorganismos vivos, que tem como função de reforçar as defesas imunitárias naturais, otimizando o aproveitamento dos alimentos ingeridos e assim reduzindo os problemas digestivos.  Sua utilização ocorre paralelamente ou após a utilização de medicamentos.

O termo probiótico significa "para a vida" e designa microrganismos vivos, que ao serem ingeridos, são capazes de promover o equilíbrio da flora intestinal, exercendo efeitos benéficos sobre a saúde além dos relacionados aos efeitos nutritivos em geral. Os microrganismos pertencem ao grupo das bactérias ácido lácticas, assim denominadas por fermentarem açúcares produzindo ácido láctico, e incluem fundamentalmente os lactobacilos e bifidobactérias. Os probióticos nutrem as bactérias benéficas e combatem a proliferação das patogênicas, bem como fortalecem o sistema imunológico, através de uma maior produção de células protectoras.

Os prebióticos são ingredientes ou grupo de ingredientes alimentares que não são digeridos pelas enzimas digestivas normais, presentes na parte superior do trato intestinal, mas que atuam estimulando o crescimento e a atividade de bactérias benéficas no intestino, como os Lactobacillus, Bifidobacterium, que beneficiam o hospedeiro, reduzinfo o PH através do aumento da quantidade de ácidos orgânicos.

Rações e farinhadas industrializadas e suplementos vitamínicos de boa procedência têm entre seus componentes, prebiótico e probiótico. 

 

 



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 2 usuários online.