Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Cuidados Básicos / Saúde / Doenças e sintomas / Pele

 

A pele é um tecido fino e muito delicado e pode sofrer reações alérgicas.

A seguir, irritação da pele decorrente de corte errado das penas da asa : o filhote começa a bicar o local, devido ao incômodo, lesionando a pele.

 


 
 

A seguir, reação alérgica por uso de medicamento indevido.

 

Medicamentos inadequados ou superdosados prejudicam e muito a ave. O uso de antiinflamatórios em spray aplicados na superfície da pele, irrita a pele, intoxica a ave, e pode causar supressão do sistema imunológico.

Em casos de ferimentos, principalmente na região do peito, é aconselhável o uso de clorexidina ( merthiolate ) ou Rifamicina ( Rifocina).  Em ferimentos de maior extensão, o uso de antibióticos orais ou injetáveis é necessário, lembrando que o risco de bronco aspirações deve ser levado em conta, sendo os injetáveis muito mais seguros.

Quando ocorre esse tipo de reação na pele, é preciso retirar com urgência o produto,  usando soro fisiológico morno embebido em algodão ou banhando a ave com o soro.  Após isso é importante retirar o excesso de soro da pele da ave usando papel toalha.  É importante deixar uma lâmpada de 40w ou 60w bem próximo ao poleiro para auxiliar a secagem.

Faça tudo isso em ambiente fechado, contando com ajuda de uma pessoa.

Muitas vezes a pele reage ao medicamento gerando crostas que precisam ser retiradas, também usando o soro.




Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 3 usuários online.