Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Cuidados Básicos / Saúde / Doenças e sintomas / Penas / Penas quebradas

 

 

A quebra de penas, em especial as do rabo, geralmente é devido ao tamanho e formato da gaiola, bem como da forma que os poleiros estão disponíveis dentro do mesmo.  Isso também ocorre em aves mansas que andam pela casa, que se debatem nas gaiolas, podendo ocorrer, inclusive, sangramento.  

Para estancar o sangue, pressionar o local usando uma gase, ou algodão.  As penas que sangram são as que ainda tem o aporte sanguíneo, que estão em fase de crescimento.  Muitas vezes é necessário arrancar a pena com o canhão para estancar o sangue e evitar inflamação.
 
O ideal é retirar o canhão no mesmo dia para que a ave não fique com esse desconforto desnecessariamente, pois com o decorrer do tempo bactérias penetram pelo canhão fraturado e causam uma infecção com inflamação que é bastante dolorosa, além de causar sequelas no folículo das penas, e em casos mais severos até mesmo uma infecção sistêmica (dependendo da bactéria). 
 
Penas quebradas somente são renovadas na próxima muda de penas, ou se a própria ave arrancar.  Para agilizar o crescimento de uma nova, somente arrancando a pena com o canhão, segurando bem firme pela base e puxando bem rapidamente para ave nao sentir dor. 
 
Seguem abaixo ilustrações para melhor entendimento :
 
 
 

(imagens cedidas por Eliana dos Santos Bertolazzi - RJ)
 
 
(imagens cedidas por Marcos Corbi - Araraquara - SP)
 
 


Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 3 usuários online.