OVOS QUEBRADOS
Possíveis causas :
OVOS DE TAMANHOS FORA DOS PADRÕES
Ovo com tamanho menor do que o normal dificilmente terá chances de vingar.
à esquerda : tamanho normal
OVOS AMASSADOS OU TRINCADOS
Ovos com casca muito fina, amassada ou com rachadura, mesmo que minúsculas, não vingam.
O caso a seguir é bem interessante : o criador aplicou cola líquida na parte rachada, e o ovo acabou vingando!
casca do ovo colada após o nascimento do filhote
imagens cedidas por Rodrigo Phoenix
OVO PRESO
Significa quando a fêmea não consegue expelir o ovo, o que leva a ave à morte caso não seja retirado. A ave fica debilitada, não consegue expelir fezes, permanece na maior parte do tempo sentada no chão da gaiola, sem forças, ofegante.
As causas podem ser :
1) Deficiência de cálcio (baixa ingestão e/ou absorção de cálcio), minerais e outros nutrientes são responsáveis :
1a) ocasionarem ovos com deformidade na casca (fina, ausente, fina, formato alterado),
1b) músculos fracos, incapazes de se contrairem de forma adequada para expelir os ovos, principalmente quando há alteração da casca e tamanho do ovo.
2) Dieta rica em sementes oleaginosas (girassol, por exemplo);
3) Parasitoses e infecções intestinais (impedem a absorção e a disponibilização do cálcio);
3) Outras deficiências : falta de exercício, sobrepeso, posturas seguidas;
4) Fêmea que entra na fase de reprodução ainda jovem (com menos de um ano);
5) Emagrecimento (após posturas excessivas ou após posturas com alimentação pouco nutritiva)
11) Tendência genética (falha na metabolização do cálcio);
Observação :
O Tratamento deve ser feito por um veterinário, à base de cálcio, Pulsatilla Nigricans CH 12 glicose via oral e aquecimento.
Em algumas situações mais críticas, o ovo pode se quebrar dentro do organismo da ave, ou simplesmente não conseguir ser expelido. Nesses casos, somente com cirurgia é possível fazer o tratamento adequado. É importante que você não tente retirar, pois se quebrá-lo poderá ser fatal à ave. Para ajudar a fêmea, você pode passar óleo mineral na região da cloaca e deixar a ave mantida aquecida, num recepiente adequado (uma caixa, por exemplo, como a que indicamos em EMERGÊNCIAS, no Capítulo SAÚDE), ou numa gaiola pequena sem poleiro, até você conseguir ajuda de um veterinário.
Estudo de caso :
PROLAPSO DA CLOACA
Causas :
Infecções parasitárias, tumores abdominais, postura crônica de ovos, nutrição deficiente (deficiência de cálcio), e pré-disposição. Determinar a causa exata pode ser difícil.
A deficiência de cálcio ocorre no sangue e nos tecidos, por isso, pode ocorrer a qualquer momento, seja antes, durante ou após a postura. Mesmo que haja cálcio disponível no organismo, pode não ser suficiente para a produção da casca do ovo, comparando com a quantidade de cálcio que o pássaro ingere num período de 24 horas.
Quando há baixo nível de cálcio no sangue todos os músculos do corpo se torna fraco e o útero não se contrai o suficiente para expelir os ovos, os músculos próximos à cloaca.
Nessa situação, o pássaro deve ser mantido sob fonte de calor e receber cálcio para que ajude a aumentar o tônus muscular dessa região e o ovo consiga sair.
O prolapso pode ser desencadeado por uma infecção uterina ou da região da cloaca que com a irritação local pode causar a deformação do órgão resultando na expulsão da cloaca. Nesses casos, o tratamento é feito com antibióticos para controlar a infecção.
Com o prolapso exposto, consequentemente vai desenvolver uma infecção podendo levar a ave à morte se não for devidamente tratada. Em caso de prolapso, levar urgentemente a ave a um veterinário especializado em aves para que o procedimento mais adequado seja feito (geralmente nesses casos, somente com cirurgia para a recolocação do prolapso ao seu lugar.
Prolapso que ficou exposto por várias horas, a sua coloração nos diz que apresenta-se sadio, o suficiente para permitir sua recolocação dentro do abdomen. É cuidadosamente feita assepsia do órgão.