Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Cuidados Básicos / Saúde / Doenças e sintomas / Doenças - Introdução / Respostas às perguntas frequentes

 

1. Existe tratamento preventivo para clamidiose?
 
Não existe tratamento PREVENTIVO contra Clamidiose, e nenhuma garantia de tratamento CURATIVO, ou seja...a Clamidiose é uma doença CONTROLÁVEL, e raríssimos casos podem ser considerados curados. É uma bactéria intracelular, e sintomas aparecem quando ela se torna extra-celular, se multiplicando. Mas em geral, a ave que possui Clamídia, mesmo após tratamento adequado, continuará portadora da clamídia, mas de forma controlada (intra-celular).

 
 
2. Devo tratar apenas de uma ave ou de todas que vivem no mesmo ambiente, mesmo aparentando estarem saudáveis?
 
A opção de tratar TODOS animais que estejam juntos, é de cada veterinário. Há veterinários, por exemplo, que apenas tratam aves que apresentem os sintomas, pois estudos provam que 90% das calopsitas possuem a clamídia, e a maioria passa a vida inteira de forma assintomática.



3.  Como que é o tratamento para clamidiose?
 
O tratamento exige disciplina e perseverança. Pode ser feito com o uso de dois tipos de antibiótico: doxiciclina por 45 dias, ou azitromicina (mais moderno) por 20 dias, sendo que a posologia e a forma de ministrar o medicamento é diferente entre um e outro, porém, ambos dão bons resultados. A doxiciclina é bem mais forte, e pode ocasionar danos ao fígado, por isso recomenda-se ministrar junto um protetor hepático tipo LEGALON (farmácia humana).
 

 
4. As aves portadoras de clamidiose podem transmitir aos seus filhotes?
 
Calopsitas portadoras de Clamidiose procriam, mas é importante ter ciência de que a possibilidade de transmitir e contaminar os filhotes é praticamente 100% na alimentação dos pais aos filhotes.
 



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 1 usuário online.