Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Cuidados Básicos / Saúde / Doenças e sintomas / Ruptura dos sacos aéreos

 

 

 

 

Entenda o que são sacos aéreos

No sistema respiratório das aves é composto da laringe, traquéia, pulmões e sacos aéreos (cervicais), clavicular, torácicos e abdominais, umerais, principalmente. Como podem perceber, a natureza fez nas aves um sistema onde várias bolsas de ar fica distribuidas por todas as partes do corpo, na maioria das vezes quanto maior a capacidade de vôo mais desenvolvidos eles são, no entanto tem muitas outras funções além de aerodinâmica de vôo.

Como o pulmão é sólido, ou seja não infla e desinfla, as aves desenvolveram os sacos aéreos para um ciclo respiratório mais eficiente, as aves expiram e na passagem pelo pulmão fazem a troca gasosa (CO2 por O2) e enchem os sacos aéreos de ar ainda rico em oxigênio e antes mesmo de expirar esse ar,  novamente passa pelos pulmões refazendo a troca, modificação anatômica necessária para um animal com metabolismo extremamente acelerado.

O rompimento perceptível geralmente ocorre na região do pescoço (vide imagem acima) ou na clavícula, na maioria das vezes por traumas de causas variadas (dentre eles dentro da gaiola), desnutrição intensa ou um esforço muito intenso associado a má nutrição.

Ao romperem,  o ar dentro dos sacos cervicais vai para o tecido subcutâneo da ave ficando inflado. Outras causas podem ter origem infecciosa mas são mais incomuns. 

Geralmente causa um leve desconforto na ave, dependendo da gravidade.  Na maioria dos casos é irreversível.  No entanto,  tem que se tomar bastante cuidado com a ave, pois o tecido subcutâneo não tem a proteção dos sacos aéreos e contaminações secundárias podem ocorrer, devendo então considerar esta ave mais susceptível a infecções respiratórias, por isso cuidados preventivos são importantes para diminuir a possibilidade de infecção (correntes de ar, etc.)

 



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 2 usuários online.