Portal das CalopsitasPortal das Calopsitas

Tudo o que você precisa está aqui!
Pesquisar no site:

Início / Cuidados Básicos / Alimentação / Suplementos Minerais

 

SUPLEMENTOS MINERAIS

 

O cálcio é um elemento muito importante para o organismo da ave e formação dos ovos.  Além de uma boa alimentação, é importante fornecer à ave outras fontes de cálcio que estão presentes no osso de siba e na pedra de cálcio.

 

 

OSSO DE SIBA E PEDRA DE CÁLCIO

A matéria prima para a fabricação do osso de siba é a sépia, um molusco da família da lula, que possui uma concha interna. Essa concha é rica em minerais, principalmente o cálcio, podendo ser fornecida, assim como a pedra de cálcio, durante todo o ano, principalmente nas épocas de postura e muda das penas. O osso de siba e a pedra de cálcio podem ser presos à grade da gaiola à disposição da ave.  O osso de siba esfarela com facilidade, por isso, sugerimos colocar um pote logo abaixo do osso de siba, para que os farelos possam ser aproveitados pela ave.

 

  
 

             osso de siba                                                    pedra de cálcio

 

 


 osso de siba sabor laranja (produto americano)
 

 

 

GRIT

 

 

 

Grit é uma composição de Areia/sedimentos calcáreos, Carvão Vegetal, Farinha de Ostra.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar ou já viu em alguma loja à venda e ficou em dúvida em fornecer à sua ave ou não. Algumas substâncias que fazem parte do grit são insolúveis, como minerais e areia, e não são digeríveis.  Outras são solúveis, como o carbonato de cálcio, e farinha de ostras, que são facilmente digeridas pelas aves, portanto adequadas para consumo. 

Os pássaros na natureza ingerem alimentos dos quais alguns são facilmente digeridos, outros não.  O propósito do grit é também ajudar a ave na digestão desses alimentos.  Em cativeiro, a alimentação do pássaro é selecionada, as sementes são facilmente quebradas pelo bico e digeridas, portanto, não necessitando do grit para auxiliar na digestão.  Além disso, os elementos insolúveis do grit permanecem estagnados no ventrículo do pássaro, sendo digeridos somente com o passar de muito tempo. 

A maioria dos pássaros, sejam bicos tortos ou bicos finos, são capazes de remover as cascas das sementes com o bico.  Por essa razão não se requer o grit em sua dieta.  Apenas pombos ingerem a semente sem quebrá-la, e precisaram do grit no auxílio da digestão. O grit também é utilizado como fonte de cálcio para a ave.  Nessa questão, outros alimentos e até a farinha de conchas, o bloco de cálcio e o osso de siba substituiram com tranquilidade a questão da reposição de cálcio.

 



 
                      
       Farinha de conchas

Uma fonte de cálcio que vc pode fornecer à sua ave está na casca do ovo.  Após quebrar o ovo, lave e ferva as cascas do mesmo.  Depois, seque-as e aqueça-as no microondas por 2 minutos até ficar crocante.  Triture-as e junte à farinhada ou ao alimento da sua ave. 

Pegue um pedaço de tijolo comum (não use o tijolo baiano ou qualquer outro que não seja o comum), coloque-o imerso numa solução de água e sal durante dois dias, ou ferva o tijolo em água com sal, e deixe secar o tijolo ao sol.  O sal evita a proliferação de fungos e atrai as aves.  Em seguida, forneça à sua calopsita!  Serve como entretenimento e a ave gasta o bico!

 

RECEITA PEDRA DE CÁLCIO

- 150g de areia grossa

- 150g de gesso

- 150g de cal hidratada

- 150g de farinha de ostra

- 2 colheres rasas de café, de sal

- 5 gotas de tintura de iodo

            



Mapa do Site   |  Direitos autorais   |  Veterinários   |  Livro de Visitas   |  Fornecedores   |  Aves Perdidas/Encontradas   |  Criadores   |  Grupo de discussão

© Portal das Calopsitas - Todos os direitos reservados - Phelipp de Avila - Web Designer, Design Gráfico e Wordpress Theme Developer - 2 usuários online.